McLaren Mercedes picture Cortesia de imagem da Daimler Chrysler Foto do McLaren Mercedes A maioria dos carros esportivos ultra-rápidos deixou de lado o conforto em nome de um melhor desempenho, mas o SLR tenta proporcionar aos motorista o melhor de ambos. Neste artigo, veremos como a McLaren e a Mercedes conseguiram criar um carro de primeira classe com alto desempenho - e que tem limpadores de pára-brisa que continuam a funcionar a mais de 320 km/h. Potência Foto cortesia da Daimler Chrysler O motor de oito cilindros do SLR foi desenvolvido pela Mercedes AMG Abaixo, você encontrará um resumo sobre o que está debaixo do capô (clique nos termos sublinhados para obter mais informações). Como na maioria dos carros esportivos, o motor do SLR é extremamente potente. O motor V8 de 5,5 litros foi montado à mão pela AMG, uma empresa que geralmente transforma os carros de passeio da Mercedes-Benz em carros de corrida totalmente equipados. Tanto obloco (em inglês) como os cabeçotes são de alumínio, com árvore de comando única por bancada do "V" e uma taxa de compressão (em inglês) de 8:8:1. Um compressor Lysholm tipo parafuso com dois resfriadores de ar aumenta consideravelmente a potência do motor. Um sistema de cárter seco permite que o motor seja rebaixado, o que diminui o centro de gravidade do carro. O motor produz 634 cv de potência a 6.500 rpm. O torque é igualmente impressionante, com 779,7 kgfm de 3.250 a 5.000 rpm. A transferência de potência pode ser feita por meio de uma transmissão"manumática"- o motorista pode mudar a marcha eletronicamente, apertando somente um botão. O Programa de Estabilidade Eletrônica (Electronic Stability Program - ESP) ajuda o motorista a controlar toda a potência monitorando a tração, ajustando o torque e acionando os freios de maneira seletiva para não permitir que o carro derrape fora de controle. O sistema ESP pode ser configurado para ter total controle do carro ou de modo a permitir que o motorista o conduza com mais liberdade, mas não pode ser desativado completamente. A Mercedes acredita que mais de 600 cavalos de potência é um pouco demais até mesmo para os condutores mais experientes, segundo a opinião dos pilotos de teste da revista Car and Driver (em inglês) que realizaram um test drive. Foto cortesia da Daimler Chrysler Segundo a McLaren, o SLR pode ir de zero a 96 km/h em 3,8 segundos e sua velocidade máxima é de 334 km/h. A revista Car and Driver relata que o tempo de 0 a 96 km/h é ainda menor: somente 3,6 segundos [ref] (em inglês
0 comentários:
Postar um comentário