A região que cerca a cidade de Módena, no norte da Itália, é uma espécie de Vaticano para os amantes dos automóveis. Cercado pelas belas paisagens da Emilia-Romagna, o local abriga as fábricas de algumas das marcas automobilísticas mais cultuadas do mundo, como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Ducati.
Foto 1 de 24 - Localizado em Maranello, no norte da Itália, o Museu da Ferrari exibe mais de 40 veículos da marca, como a Ferrari Enzo, de 2002 Marcel Vincenti/UOL
A boa notícia é que as duas empresas mais famosas do grupo (Ferrari e Lamborghini) criaram museus para exibir sua história para o público. Instalados em edifícios modernos e espaçosos, tais lugares expõem os principais automóveis produzidos por ambas as empresas nas últimas décadas, além de permitir que o visitante realize um teste-drive em algumas de suas máquinas. Mediante reserva, a Lamborghini também deixa o turista visitar sua fábrica (para visitar a linha de produção da Ferrari, é preciso ter um veículo da marca).
Localizado na pequena cidade de Maranello, a 20 km de Módena, o Museu da Ferrari ocupa uma área de 2500 m² e recebe anualmente a visita de 200 mil pessoas. E não é para menos: entre suas paredes estão expostos mais de 40 veículos fabricados pela empresa, como a Ferrari 166 F2 (de 1951), a Ferrari F40 (de 1987) e a Ferrari 458 Italia, de 2009.
A montadora afirma que seus automóveis de competição já venceram mais de cinco mil corridas até hoje e, na exposição, há grande destaque para os carros de Fórmula-1 da marca, que já ganharam 31 títulos dentro do mais nobre campeonato do automobilismo mundial. Uma exposição de motores e uma ala dedicada totalmente a Enzo Ferrari (o fundador da Ferrari) também fazem parte do passeio.
Lamborghini
O Museu da Lamborghini, por sua vez, está situado em Sant'Agata Bolognese (a 20 km de Modena) e começou a receber visitas do público em 2001. Entre dezenas de relíquias e novidades, o local exibe veículos como a Lamborghini 350 GT (de 1964), a Lamborghini Islero (de 1968) e o protótipo do modelo Countach, um dos primeiros carros a quebrar a barreira dos 300 km/h.
Os famosos modelos Diablo, fabricados até o ano de 2001, e a raríssima Lamborghini Réventon (da qual só foram produzidos 20 exemplares) também estão em exposição. E um item curioso: entre todas essas máquinas figura a Lamborghini Gallardo, utilizado pela polícia italiana e que, capaz de superar os 320 km/h, é considerado o carro de patrulha mais rápido do mundo.
Pendurado na parede, como o quadro mais valioso da casa, o visitante poderá ver uma Lamborghini Murciélago, produzida até o ano de 2010 e um dos últimos grandes lançamentos da marca.
Ao lado dos veículos, disposta em ordem cronológica, uma exposição fotográfica ajuda a contar toda a história de êxito da Lamborghini. Uma exibição de motores e uma área dedicada à participação da montadora na Fórmula-1 também fazem parte do museu.
Visitas à fábrica da marca são permitidas, mas devem ser agendadas com antecedência. Atualmente, na linha de produção da montadora são feitos modelos como a Lamborghini Gallardo LP 5604 e a Lamborghini Aventador LP 700-4.