Ford New Fiesta 2014 Hatch fabricado no Brasil já foi lançado oficialmente, e nós já sabemos preços e especificações das versões, e também que a Ford pretende que seu novo produto dispute a liderança do segmento de hatchs premium
no Brasil com motor acima de 1.0 - o que significa dizer que, apesar de
não ter sido divulgada, a estimativa de vendas do carro circula entre
5.000 e 6.000 unidades mensais. Como mostraremos a seguir, isso [brigar
pela liderança] é possível, pois o hatch norte-americano se mostra dono
das credenciais mais interessantes do segmento.
O New Fiesta 2014 enfretará um mercado que conta com produtos atualizados, como Peugeot 208, Hyundai HB20 e Volkswagen Fox 1.6
- os dois últimos respondendo por nada menos que a quarta e a quinta
posição entre os carros mais vendidos do Brasil - evidenciando o tamanho
do desafio do New Fiesta - desafio este que pode não ser tão
desafiador assim, visto que o mercado brasileiro vem respondendo bem à
novidades bem posicionadas em termos de preço e qualidade, como o HB20
mostra.
Com o Fiesta não deve ser diferente, já que o carro é um produto das
"quatro grandes" - ou seja, conta com uma grande rede de concessionárias
e tradição de mercado, além de garantia de 3 anos sem limite de
quilometragem - sendo superado neste ponto pelo HB20 da Hyundai, com 5
anos de garantia.
Itens de série
Em termos de itens de série, como assinalamos acima, o New Fiesta SE 1.6 se posiciona para enfrentar o Hyundai HB20 1.6 Comfort Style e Premium, Peugeot 208 Allure e Griffe
e VW Fox Highline 1.6 - todos eles contando com os itens básicos de
conforto - direção assistida, ar-condicionado,
vidros/travas/retrovisores elétricos, alarme com acionamento por chave
canivete. Há alguns diferenciais entre eles, como a central multimídia
do Peugeot 208 - superior, em termos tecnológicos, ao sistema Sync do
Fiesta, mas no geral essas versões são equivalentes em termos de
equipamentos.
Nos modelos topo de linha, porém, o Fiesta se destaca, visto que sua versão Titanium conta com sete airbags e revestimento interno de couro.
Nos modelos topo de linha, porém, o Fiesta se destaca, visto que sua versão Titanium conta com sete airbags e revestimento interno de couro.
Preço
E é exatamente no quesito preço que o Ford Fiesta tem seus maiores
atrativos, visto que a Ford parece ter posicionado o carro para seduzir
os compradores do Hyundai HB20, mas com versões para impor concorrência
igualmente ao Peugeot 208 Griffe Automático. No caso, o Fiesta SE 1.6
mira o Hyundai HB20 e o Peugeot 208 Allure, enquanto a versão Titanium
disputa com o Peugeot 208 Griffe.
Potência - Desempenho
Uma das novidades do motor Sigma 1.6 Flex do New Fiesta 2014 foi o fato de contar com comando de válvulas variável - o que permitiu um ganho de potência de 15 cavalos em relação ao motor do Fiesta mexicano. O resultado é que o carro da Ford conta com o motor mais potente do segmento, com 130 cavalos - superando os 128 cv do HB20 1.6 e os 122 cv do Peugeot 208 1.6.
Consumo
Os números de consumo acima são resultado de uma média ponderada (70% para cidade e 30% para estrada) dos números de consumo coletados pelo INMETRO. Assim, observamos que o New Fiesta 1.6, tanto em configuração mecânica quanto automática, é o carro mais econômico do segmento - o que não deixa de surpreender em face do fato de dispor também do motor mais potente.
Distância entre-eixos
A distância entre-eixos dá uma ideia da disponibilidade de espaço na
cabine. Nesse caso, o campeão é o Peugeot 208 seguido do Hyundai HB20,
ficando o Fiesta na frente apenas do Fox. Colocamos o dado do Fiat Punto
para estabelecer um termo de comparação com outro hatch premim.
Conclusão
Conclusão
O New Fiesta SE 1.6 Automático é, entre os comparados, o modelo
mais barato - incluindo aí o VW Fox 1.6 Highline (que adota um câmbio
automatizado). Além disso, ele conta com o melhor câmbio - uma caixa
automatizada Powershift de seis marchas e dupla embreagem (contra quatro
do HB20 e Peugeot 208) - e o motor mais potente e mais eficiente, pois é
o mais econômico, segundo dados do INMETRO.
Isso evidencia que a Ford não está brincando quando fala que quer a
liderança do mercado, afinal, credenciais para isso o seu carro tem. Se
isso vai se efetivar em termos de vendas, os números da FENABRAVE dos
próximos meses dirão.
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