Pages

terça-feira, 23 de abril de 2013

Novo fiesta

Ford New Fiesta 2014 Hatch fabricado no Brasil já foi lançado oficialmente, e nós já sabemos preços e especificações das versões, e também que a Ford pretende que seu novo produto dispute a liderança do segmento de hatchs premium no Brasil com motor acima de 1.0 - o que significa dizer que, apesar de não ter sido divulgada, a estimativa de vendas do carro circula entre 5.000 e 6.000 unidades mensais. Como mostraremos a seguir, isso [brigar pela liderança] é possível, pois o hatch norte-americano se mostra dono das credenciais mais interessantes do segmento.

New Fiesta Titanium 1.6 Automático - Prata
O New Fiesta 2014 enfretará um mercado que conta com produtos atualizados, como Peugeot 208, Hyundai HB20 e Volkswagen Fox 1.6 - os dois últimos respondendo por nada menos que a quarta e a quinta posição entre os carros mais vendidos do Brasil - evidenciando o tamanho do desafio do New Fiesta - desafio este que pode não ser tão desafiador assim, visto que o mercado brasileiro vem respondendo bem à novidades bem posicionadas em termos de preço e qualidade, como o HB20 mostra.

New Fiesta Titanium 1.6 Automático - Prata
Com o Fiesta não deve ser diferente, já que o carro é um produto das "quatro grandes" - ou seja, conta com uma grande rede de concessionárias e tradição de mercado, além de garantia de 3 anos sem limite de quilometragem - sendo superado neste ponto pelo HB20 da Hyundai, com 5 anos de garantia.
New Fiesta Titanium 1.6 Automático - interior
Itens de série
New Fiesta Titanium 1.6 Automático - interior
Em termos de itens de série, como assinalamos acima, o New Fiesta SE 1.6 se posiciona para enfrentar o Hyundai HB20 1.6 Comfort Style e Premium, Peugeot 208 Allure e Griffe e VW Fox Highline 1.6 - todos eles contando com os itens básicos de conforto - direção assistida, ar-condicionado, vidros/travas/retrovisores elétricos, alarme com acionamento por chave canivete. Há alguns diferenciais entre eles, como a central multimídia do Peugeot 208 - superior, em termos tecnológicos, ao sistema Sync do Fiesta, mas no geral essas versões são equivalentes em termos de equipamentos.

New Fiesta Titanium Automático Powershift

Nos modelos topo de linha, porém, o Fiesta se destaca, visto que sua versão Titanium conta com sete airbags e revestimento interno de couro. 
New Fiesta Titanium 1.6 Automático - interior
Preço
E é exatamente no quesito preço que o Ford Fiesta tem seus maiores atrativos, visto que a Ford parece ter posicionado o carro para seduzir os compradores do Hyundai HB20, mas com versões para impor concorrência igualmente ao Peugeot 208 Griffe Automático. No caso, o Fiesta SE 1.6 mira o Hyundai HB20 e o Peugeot 208 Allure, enquanto a versão Titanium disputa com o Peugeot 208 Griffe.
Potência - Desempenho

Uma das novidades do motor Sigma 1.6 Flex do New Fiesta 2014 foi o fato de contar com comando de válvulas variável - o que permitiu um ganho de potência de 15 cavalos em relação ao motor do Fiesta mexicano. O resultado é que o carro da Ford conta com o motor mais potente do segmento, com 130 cavalos - superando os 128 cv do HB20 1.6 e os 122 cv do Peugeot 208 1.6.
Consumo

Os números de consumo acima são resultado de uma média ponderada (70% para cidade e 30% para estrada) dos números de consumo coletados pelo INMETRO. Assim, observamos que o New Fiesta 1.6,  tanto em configuração mecânica quanto automática, é o carro mais econômico do segmento - o que não deixa de surpreender em face do fato de dispor também do motor mais potente.
Distância entre-eixos
A distância entre-eixos dá uma ideia da disponibilidade de espaço na cabine. Nesse caso, o campeão é o Peugeot 208 seguido do Hyundai HB20, ficando o Fiesta na frente apenas do Fox. Colocamos o dado do Fiat Punto para estabelecer um termo de comparação com outro hatch premim.

Conclusão

New Fiesta Titanium 1.6 Automático
O New Fiesta SE 1.6 Automático é, entre os comparados, o modelo mais barato - incluindo aí o VW Fox 1.6 Highline (que adota um câmbio automatizado). Além disso, ele conta com o melhor câmbio - uma caixa automatizada Powershift de seis marchas e dupla embreagem (contra quatro do HB20 e Peugeot 208) - e o motor mais potente e mais eficiente, pois é o mais econômico, segundo dados do INMETRO.
New Fiesta SE 1.6 Automático
New Fiesta SE 2014 1.6
Isso evidencia que a Ford não está brincando quando fala que quer a liderança do mercado, afinal, credenciais para isso o seu carro tem. Se isso vai se efetivar em termos de vendas, os números da FENABRAVE dos próximos meses dirão.

0 comentários:

Postar um comentário